U.F.C.D. 6011- Semicondutores / U.F.C.D. 6012 - Transístor bipolar
U.F.C.D N-6019 Eletrónica de potência- dispositivos / U.F.C.D. 6016 - Amplificadores operacionais
U.F.C.D. 6011- Semicondutores
Duraçao: 25 horas
Inicio: 12-08-2016
Fim: 18-08-2016
Formadora: Paula Domingues
Objetivos:
- Descrever as características dos semicondutores;
- Distinguir semicondutores tipo P e tipo N;
- Explicar as características da junção "PN";
- Efetuar cálculos para a polarização de díodos;
- Realizar montagens com díodos e proceder à análise dos circuitos;
- Descrever as aplicações dos semicondutores, atendendo às suas principais características;
- Explicar os tipos de circuitos usados na retificação e as suas características;
- Dimensionar uma fonte de alimentação de corrente contínua simples;
- Descrever os díodos Zéner quanto à sua constituição, características e aplicações;
- Identificar os díodos para aplicações especiais quanto às suas características e aplicações.
U.F.C.D N-6019 Eletrónica de potência- dispositivos
Duração: 25 horas
Inicio: 06-09-2016
Fim: 12-09-2016
Formadora: Paula Domingues
Objetivos:
- Descrever as características dos componentes de eletrónica de potência;
- Relacionar os componentes de um sistema de disparo;
- Interpretar o funcionamento e aplicações dos triacs, tirístores, diacs, transístor bipolar e MOSFET;
- Analisar um circuito simples de variação de corrente e potência;
- Traçar os gráficos temporais de funcionamento dos circuitos eletrónicos estudados;
- Dimensionar e montar um circuito simples de variação de potência por controlo de variação de tensão;
- Distinguir os diferentes tipos de circuitos de disparo (chopper), apontando as suas aplicações.
U.F.C.D. 6012 - Transístor bipolar
Duraçao: 25 horas
Inicio: 22-08-2016
Fim: 24-08-2016
Formadora: Paula Domingues
Objetivos:
- Reconhecer a constituição, tipos e simbologia do transístor bipolar;
- Polarizar o transístor e compreender o seu funcionamento;
- Relacionar as correntes e tensões no transístor;
- Reconhecer o transístor como amplificador de corrente;
- Identificar os parâmetros (α e β);
- Identificar as montagens fundamentais: EC, BC, CC;
- Analisar as curvas características do transístor em EC;
- Traçar a reta de carga estática;
- Identificar zonas de funcionamento dotransístor;
- Interpretar o funcionamento do transístor como comutador;
- Verificar o funcionamento dotransístor como amplificador;
- Interpretar os vários tipos de circuitos de polarização, vantagens e desvantagens de cada um;
- Interpretar o funcionamento do transístor em regime dinâmico;
- Identificar um esquema equivalente simplificado para sinais, e respetivas equações, com parâmetros híbridos;
- Analisar o amplificador para sinais em EC, BC e CC;
- Comparar as características das três montagens.
U.F.C.D. 6016 - Amplificadores operacionais
Duração: 25 horas
Inicio: 29-08-2016
Fim: 05-09-2016
Formadora: Paula Domingues
Objetivos:
- Identificar as características do Amplificador operacional ideal;
- Caracterizar o Amplificador operacional real relativamente a: curva de resposta de frequência, largura de banda, tensão off-set e Slew-rate;
- Identificar as montagens básicas com realimentação negativa;
- Calcular correntes, tensões e ganhos;
- Identificar outros Amplificadores operacionais lineares.
Reflexão
No decorrer da unidade de formação sobre Semicondutores , aprendi a caracterizar os seus diferentes tipos: tipo P e tipo N, compreendendo a junção "PN".
Realizei cálculos para polarização de díodos e diversas montagens com os mesmos, procedendo depois à respetiva análise de circuitos.
Descrevi, também, quais as aplicações dos semicondutores tendo em conta as suas principais características.
Depois, seguiu-se o estudo da unidade de formação sobre o Transístor bipolar , na qual tive a oportunidade de estudar os vários tipos de retificação e elaborei em laboratório, diversas montagens práticas, observando através do osciloscópio, os vários sinais retificados.
Aprendi a constituição, a simbologia e os diferentes tipos de transístores bipolares. Aprendi a polarizar o transístor, realizando os cálculos necessários e incluindo o funcionamento do circuito contendo os transístores. Por fim, conheci os parâmetros α e β, com a hipótese de realizar, em laboratório várias montagens e medições de forma a compreender melhor o funcionamento destes circuitos e componentes.
A unidade de formação Eletrónica de potência e dispositivos (6019), conheci o funcionamento de diversos componentes de eletrónica de potência, tais como: DIAC, SCR, TRIAC, GTO, SCS, entre outros, através da análise de circuitos em que alguns são aplicados . Como é possivel ver nas evidencias ésta foi uma das unidades em que tive alguma dificuldade.
Concretizei diversos circuitos em laboratório, dimensionando todos os componentes a utilizar e conseguindo compreender o funcionamento e as aplicações do tirístor.
Por fim, estudei a unidade sobre Amplificadores Operacionais (6016), na qual aprendi as características do amplificador ideal e as características do amplificador real.
Estudei as várias montagens básicas dos amplificadores, calculei correntes, tensões e ganhos e realizei um projeto prático, em que fui desafiado a projetar um circuito de medição de tensões, com base na aplicação de amplificadores.
Uma vez que nestas quatro unidades de formação tive a oportunidade de conhecer diversos componentes importantes para a prática em eletrónica, gostei especialmente das aulas práticas em laboratório, dos desafios práticos que realizámos e de todas as aulas em que aprendi a realizar medições com o multímetro e com o osciloscópio.
Senti maior dificuldade nos cálculos, mas procurei ultrapassá-la através da realização de vários exercícios e esclarecendo todas as dúvidas que me iam surgindo com a ajuda da formadora.
Como evidência das competências adquiridas, escolhi os testes de avaliação e algumas fotografias dos trabalhos realizados.