U.F.C.D. 6106- Electropneumática e iniciação
U.F.C.D. 6108- Hidráulica- iniciação
U.F.C.D. 6109- Pneumática e Hidráulica
U.F.C.D. 6071- Sensores e Transdutores
U.F.C.D. 6106- Electropneumática e iniciação
Duração: 25 horas
Inicio: 13-03-2017
Fim: 21-03-2017
Formadora: Paula Domingues
Objetivos:
- Identificar as razões da utilização do ar comprimido nas instalações industriais;
- Explicitar as caraterísticas necessárias ao ar comprimido nas instalações industriais;
- Indicar as várias fases de produção, tratamento e armazenamento do ar comprimido;
- Indicar as suas aplicações gerais;
- Descrever os vários tipos de compressores quanto à composição e funcionamento;
- Explicitar os problemas de lubrificação, conservação e manutenção deste tipo de máquinas;
- Identificar os campos de aplicação dos vários tipos de compressores;
- Identificar os principais componentes de uma instalação de ar comprimido e indicar as funções dos mesmos;
- Descrever as rotinas de conservação das instalações de ar comprimido;
- Relacionar os sistemas de acionamento e controlo dos processos industriais com os dispositivos pneumáticos e elétricos.
U.F.C.D. 6109- Pneumática e Hidráulica
Duração: 25 horas
Inicio: 06-03-2017
Fim: 13-03-2017
Formadora: Paula Domingues
Objetivos:
- Descrever as fontes de energia hidráulica e pneumática;
- Reconhecer quais os fluidos utilizados;
- Identificar os diferentes tipos de compressores;
- Reconhecer os símbolos normalizados;
- Explicar o funcionamento de circuitos elementares;
- Mencionar as vantagens dos circuitos pneumáticos e hidráulicos nas diversas aplicações;
- Identificar e caracterizar os componentes que constituem uma rede de produção e distribuição de ar comprimido e/ou óleo;
- Identificar e utilizar os equipamentos pneumáticos e hidráulicos, bem como conhecer a sua terminologia;
- Interpretar a forma esquemática dos circuitos pneumáticos e hidráulicos, identificando os componentes na sua forma real;
- Analisar ábacos, gráficos e diagramas de fase;
- Dimensionar componentes e/ou proceder à correta escolha dos mesmos em catálogo;
- Implementar circuitos hidráulicos ou pneumáticos com ou sem controlo automático;
- Manifestar objetividade, rigor, criatividade e sentido crítico face aos problemas em estudo e aos que surjam na execução dos seus trabalhos práticos.
U.F.C.D. 6108- Hidráulica- iniciação
Duração: 25 horas
Inicio: 21-03-2017
Fim: 28-03-2017
Formadora: Paula Domingues
Objetivos:
- Identificar as razões da utilização do óleo sob pressão nas instalações industriais;
- Relacionar os sistemas de acionamento e controlo dos processos industriais com os dispositivos hidráulicos e pneumáticos e elétricos;
- Explicitar as propriedades dos fluidos hidráulicos em particular os de utilização mais frequente;
- Descrever a composição, e funções, das bombas hidráulicas;
- Identificar os vários tipos de bombas;
- Descrever a constituição e funções dos componentes das bombas;
- Identificar os problemas específicos de manutenção e conservação das bombas;
- Identificar os equipamentos usados em circuitos hidráulicos, conhecer a sua constituição e função nos circuitos;
- Projetar e implementar circuitos óleo-hidráulicos;
- Identificar os problemas específicos mais comuns que se colocam na manutenção de uma instalação hidráulica.
U.F.C.D. 6071- Sensores e Transdutores
Duração: 25 horas
Inicio: 20-02-2017
Fim: 01-03-2017
Formadora: Paula Domingues
Objetivos:
- Distinguir sensor de transdutor;
- Identificar a constituição interna, as caraterísticas específicas e o princípio de funcionamento dos diversos equipamentos de deteção eletromecânica e eletrónica;
- Identificar os princípios gerais da transdução;
- Identificar alguns transdutores e suas aplicações;
- Utilizar transdutores de medida de temperatura, de deformação, de deslocamento e foto resistivo;
- Aplicar sensores: fins de curso, células fotoelétricas, sensores de temperatura, sensores de pressão;
- Aplicar corretamente sensores e transdutores, atendendo ao seu tipo de saída;
- Escolher o tipo de sensor e transdutor, de acordo com o tipo de aplicação;
- Selecionar, através de consulta de catálogos de fabricantes, os sensores e transdutores a instalar em aplicações reais, tendo em vista a sua automização;
- Realizar um sistema automizado utilizando sensores e transdutores, aplicando desta forma os conceitos teóricos apreendidos.
Reflexão
No decorrer destas UFCD´S, aprendi vários tipos de sensores, compreendendo a diferença entre sensores e transdutores.
Testei e fiz a ligação de sensores, através da realização de exercícios práticos, assim como a ligação de vários sensores em série e em paralelo, testando sempre o seu funcionamento.
Estudei as características do ar comprimido, os diversos tipos de válvulas e cilindros, de forma a executar os diversos esquemas pneumáticos e electropneumáticos.
Aprendi as características do fluido hidráulico assim como os diversos componentes utilizados em sistemas hidráulicos.
Planifiquei e testei vários tipos de circuitos hidráulicos e electropneumáticos, testando o seu funcionamento.
Ao longo da formação senti algumas dificuldades em reter toda a teoria, procurando ultrapassar estas dificuldades praticando no laboratorio.
As aulas práticas foram muito interessantes e de extrema importância para a minha evolução nesta área.
Como evidência coloco alguns trabalhos realizados.
É de referir que todos
os conhecimentos adquiridos nesta formação serão bastante úteis no meu futuro
profissional.