U.F.C.D. 6106- Electropneumática e iniciação

U.F.C.D. 6108- Hidráulica- iniciação

U.F.C.D. 6109- Pneumática e Hidráulica 

U.F.C.D. 6071- Sensores e Transdutores

U.F.C.D. 6106- Electropneumática e iniciação

Duração: 25 horas

Inicio: 13-03-2017

Fim: 21-03-2017

Formadora: Paula Domingues

Objetivos:

  • Identificar as razões da utilização do ar comprimido nas instalações industriais;
  • Explicitar as caraterísticas necessárias ao ar comprimido nas instalações industriais;
  • Indicar as várias fases de produção, tratamento e armazenamento do ar comprimido;
  • Indicar as suas aplicações gerais;
  • Descrever os vários tipos de compressores quanto à composição e funcionamento;
  • Explicitar os problemas de lubrificação, conservação e manutenção deste tipo de máquinas;
  • Identificar os campos de aplicação dos vários tipos de compressores;
  • Identificar os principais componentes de uma instalação de ar comprimido e indicar as funções dos mesmos;
  • Descrever as rotinas de conservação das instalações de ar comprimido;
  • Relacionar os sistemas de acionamento e controlo dos processos industriais com os dispositivos pneumáticos e elétricos.

U.F.C.D. 6109- Pneumática e Hidráulica

Duração: 25 horas

Inicio: 06-03-2017

Fim: 13-03-2017

Formadora: Paula Domingues

Objetivos:

  • Descrever as fontes de energia hidráulica e pneumática;
  • Reconhecer quais os fluidos utilizados;
  • Identificar os diferentes tipos de compressores;
  • Reconhecer os símbolos normalizados;
  • Explicar o funcionamento de circuitos elementares;
  • Mencionar as vantagens dos circuitos pneumáticos e hidráulicos nas diversas aplicações;
  • Identificar e caracterizar os componentes que constituem uma rede de produção e distribuição de ar comprimido e/ou óleo;
  • Identificar e utilizar os equipamentos pneumáticos e hidráulicos, bem como conhecer a sua terminologia;
  • Interpretar a forma esquemática dos circuitos pneumáticos e hidráulicos, identificando os componentes na sua forma real;
  • Analisar ábacos, gráficos e diagramas de fase;
  • Dimensionar componentes e/ou proceder à correta escolha dos mesmos em catálogo;
  • Implementar circuitos hidráulicos ou pneumáticos com ou sem controlo automático;
  • Manifestar objetividade, rigor, criatividade e sentido crítico face aos problemas em estudo e aos que surjam na execução dos seus trabalhos práticos.

U.F.C.D. 6108- Hidráulica- iniciação

Duração: 25 horas

Inicio: 21-03-2017

Fim: 28-03-2017

Formadora: Paula Domingues

Objetivos:

  • Identificar as razões da utilização do óleo sob pressão nas instalações industriais;
  • Relacionar os sistemas de acionamento e controlo dos processos industriais com os dispositivos hidráulicos e pneumáticos e elétricos;
  • Explicitar as propriedades dos fluidos hidráulicos em particular os de utilização mais frequente;
  • Descrever a composição, e funções, das bombas hidráulicas;
  • Identificar os vários tipos de bombas;
  • Descrever a constituição e funções dos componentes das bombas;
  • Identificar os problemas específicos de manutenção e conservação das bombas;
  • Identificar os equipamentos usados em circuitos hidráulicos, conhecer a sua constituição e função nos circuitos;
  • Projetar e implementar circuitos óleo-hidráulicos;
  • Identificar os problemas específicos mais comuns que se colocam na manutenção de uma instalação hidráulica.

U.F.C.D. 6071- Sensores e Transdutores

Duração: 25 horas

Inicio: 20-02-2017

Fim: 01-03-2017

Formadora: Paula Domingues

Objetivos:

  • Distinguir sensor de transdutor;
  • Identificar a constituição interna, as caraterísticas específicas e o princípio de funcionamento dos diversos equipamentos de deteção eletromecânica e eletrónica;
  • Identificar os princípios gerais da transdução;
  • Identificar alguns transdutores e suas aplicações;
  • Utilizar transdutores de medida de temperatura, de deformação, de deslocamento e foto resistivo;
  • Aplicar sensores: fins de curso, células fotoelétricas, sensores de temperatura, sensores de pressão;
  • Aplicar corretamente sensores e transdutores, atendendo ao seu tipo de saída;
  • Escolher o tipo de sensor e transdutor, de acordo com o tipo de aplicação;
  • Selecionar, através de consulta de catálogos de fabricantes, os sensores e transdutores a instalar em aplicações reais, tendo em vista a sua automização;
  • Realizar um sistema automizado utilizando sensores e transdutores, aplicando desta forma os conceitos teóricos apreendidos.

Reflexão

No decorrer destas UFCD´S, aprendi vários tipos de sensores, compreendendo a diferença entre sensores e transdutores.

Testei e fiz a ligação de sensores, através da realização de exercícios práticos, assim como a ligação de vários sensores em série e em paralelo, testando sempre o seu funcionamento.

Estudei as características do ar comprimido, os diversos tipos de válvulas e cilindros, de forma a executar os diversos esquemas pneumáticos e electropneumáticos.

Aprendi as características do fluido hidráulico assim como os diversos componentes utilizados em sistemas hidráulicos.

Planifiquei e testei vários tipos de circuitos hidráulicos e electropneumáticos, testando o seu funcionamento.

Ao longo da formação senti algumas dificuldades em reter toda a teoria, procurando ultrapassar estas dificuldades praticando no laboratorio.

As aulas práticas foram muito interessantes e de extrema importância para a minha evolução nesta área.

Como evidência coloco alguns trabalhos realizados.

É de referir que todos os conhecimentos adquiridos nesta formação serão bastante úteis no meu futuro profissional.   

Evidencias

2017 Evora
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora