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U.F.C.D. 6113- Robótica
Duração: 25 horas
Inicio: 28-06-2017
Fim: 05-07-2017
Formadora: Paula Domingues
Objetivos:
- Descrever a história da Robótica;
- Identificar os elementos que constituem um robô industrial;
- Identificar os eixos de um robô;
- Classificar os robôs industriais;
- Identificar atuadores e sensores na Robótica;
- Explicar as características de um robô industrial;
- Identificar mecanismos auxiliares de um robô industrial;
- Aplicar métodos de programação de robôs industriais;
- Indicar diferentes aplicações de robôs industriais.
U.F.C.D. 6115- Robótica - programação de manipuladores industriais
Duração: 25 horas
Inicio: 10-07-2017
Fim: 17-07-2017
Formadora: Paula Domingues
Objetivos:
- Com base na utilização de manipuladores industriais, tem-se como objetivo efetuar a programação dos mesmos, de modo a implementar o projeto de sistemas automatizados, passando pelas fases de conceção, programação, implementação, manutenção e exploração, pelo que deverá o aluno atingir os seguintes objetivos:
- Interpretar a programação de um manipulador industrial;
- Desenvolver os conhecimentos do módulo anterior;
- Executar a programação de manipuladores industriais.
U.F.C.D. 4564- Gestão da manutenção - introdução
Duração: 25 horas
Inicio: 27-07-2017
Fim: 03-08-2017
Formadora: Paula Domingues
Objetivos:
- Definir manutenção e os vários tipos de manutenção;
- Reconhecer os custos diretos e indiretos da manutenção;
- Planear trabalhos com todos elementos necessários;
- Estabelecer prioridades nas ordens de trabalho;
- Interpretar ordens de trabalho e elaborar relatórios de trabalho;
- Elaborar o arquivo técnico;
- Classificar os DMM (Dispositivos de Monitorização e Medição) e reconhecer a importância da calibração;
- Relacionar qualidade e manutenção;
- Definir TPM (Manutenção Produtiva Total);
- Utilizar software específico para gestão da manutenção;
- Descodificar o sistema organizacional da empresa e contribuir para o seu melhoramento e otimização.
Reflexão
Durante esta formação estudei a história da robótica (elos, eixos e juntas), aprendi a identificar sensores e atuadores.
Percebi a importância da capacidade de carga, precisão e fiabilidade, aprendendo a utilizar consolas de homem-máquina.
Conheci a linguagem Move Master Comand e aprendi a programar um robot de 5 eixos, aplicando diversos exercícios de programação através dos conhecimentos adquiridos.
Estudei os vários tipos de manutenção e entendi a importância de uma manutenção programada.
Conheci os tipos de custos que pode ter a manutenção e fiz uma introdução ao TPM.
Realizei um trabalho prático de manutenção numa linha de manutenção automática.
Gostei muito de aprender a programar o robot,embora tenha sentido algumas dificuldades na aprendizagem de todos os comandos que me foram transmitidos devido às suas semelhanças na forma de escrever e possíveis funcionamentos distintos.
Considero que todos estes conhecimentos serão muito importantes no meu futuro.
Como evidência dos meus
conhecimentos adquiridos, coloco algumas imagens dos trabalhos que fizemos.