CLC 7- Fundamentos de cultura, língua e comunicação

Duração: 50 horas

Inicio: 05-05-2017

Fim: 04-08-2017

Formador: Célia Vilhena

Objetivos

  • Intervir de forma pertinente, convocando recursos diversificados das dimensões cultural, linguística e comunicacional;
  • Revelar competências em cultura, língua e comunicação adequadas ao contexto profissional em que se inscreve;
  • Formular opiniões críticas, mobilizando saberes vários e competências culturais, linguísticas e comunicacionais;
  • Identificar os principais fatores que influenciam a mudança social, reconhecendo nessa mudança o papel da cultura, da língua e da comunicação.

Reflexão

No decorrer desta Formação, com a formadora Célia Vilhena, abordamos os diversos pontos do referencial proposto e várias formas.

Em aula, discutimos o conceito de cultura e falámos das formas como a cultura nos pode aprisionar ou libertar.

Visualizámos o filme "Os deuses devem estar loucos", debatemos sobre o choque de culturas evidente no filme e realizamos um pequeno trabalho sobre o mesmo.

Apos visualizar o filme "O Menino Selvagem" que é baseado em factos verídicos, elaboramos um pequeno trabalho e discutimos o processo de socialização. Fizemos também um trabalho sobre as culturas dos diferentes países em que nos foi permitido escolher um país, retratá-lo e apresenta-lo à turma.

Durante esta formação, falámos também dos novos modelos e arranjos familiares existentes nos nossos dias.

Para finalizar vimos o documentário "China Blue" que nos levou a um debate sobre os prós e contras da globalização.

Evidência

Actividade relativa ao filme "Os deuses devem estar loucos"

  • Os bosquímanos são os habitantes indígenas do deserto do kalahary área que ocupa grande parte do norte da África do Sul, Namíbia e Botswana, foram eternizados no filme "Os deuses devem estar loucos" e desde essa altura a sua cultura foi dada a conhecer ao mundo. Habitantes duma área extremamente árida, os bosquímanos desenvolveram técnicas de sobrevivência ancestrais que passaram de geração em geração e que são o segredo da sobrevivência deste povo. As dificuldades da vida numa das regiões mais áridas do planeta levou-os a ser duros com a vida e com os seus. Os bosquímanos são povos nómadas e percorrem o deserto em busca de lugares onde possam praticar alguma agricultura, colher alguma água e sobreviver. Nas imensas viagens que fazem só os mais fortes sobrevivem. Quando as crianças são muito frágeis e põem o grupo em perigo são deixadas para trás, servindo muitas vezes de alimento aos predadores da estepe africana. As mulheres não podem chorar a perda desses filhos. Devem mostrar-se indiferentes e encarar essa perda como necessária para o bem do grupo.
  • Após a visualização do filme "Os Deuses devem estar Loucos" encontramos três diferentes culturas existentes no decorrer do filme. A primeira sociedade, à qual pertence a personagem principal do filme "XI" da Tribo Bosquímano. A outra sociedade é a Botsuana uma sociedade completamente sedentária e que já pratica a agricultura, já tem contacto com os "novos meios" adquiridos a partir da industrialização.
    A terceira sociedade é a industrializada, é a sociedade de hoje em dia, é o mundo onde vivemos e adquirimos as nossas rotinas.
    Durante o filme essas três sociedades juntaram-se a partir de um único homem, Mpudi, este era um fiel companheiro de Mr. Stein, que lhe ajudava e tudo o que podia. Mpudi foi um grande pilar para toda a complicação que foi decorrendo contra Xi, não só porque o entendia, e sabia comunicar com ele mas também porque compreendia a sua sociedade, chama-se a isso ser-se Mediador Cultural.
    E só o facto de ele ter essa capacidade fez com que um mal entendido que o levou Xi a ser preso, fosse resolvido e esclarecido fazendo a que este sofresse uma pena reduzida e fizesse trabalho condicional para completa-la.
  • O filme permite concluir que as culturas são relativas ao mostrar os conflitos gerados pelo contacto entre culturas completamente diferentes, a partir da perspetiva de Xi, um nativo africano. Xi vive numa tribo, que é conhecida por ter pessoas pacíficas, e não terem malícia. Todos os acontecimentos vividos por eles são diretamente relacionados aos Deuses, que eles consideram como seus pais, e que, portanto, só poderiam lhes dar coisas boas.
  • Apesar de antigo o filme continua bastante atual com globalização as culturas simples como a dos bosquímanos são cada vez mais raras.

Jaime Aniceto

2017 Evora
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora