U.F.C.D 6007- Corrente contínua
U.F.C.D. 6008- Análise de circuitos em corrente contínua
U.F.C.D 6007- Corrente contínua
Duração: 25 horas
Inicio: 4-7-2016
Fim: 14-7-2016
Formadora: Paula Domingues
Objetivos:
- Identificar as principais grandezas de um circuito elétrico e respetiva simbologia;
- Enunciar e aplicar a Lei de Ohm;
- Identificar os vários métodos de medida usados em eletrónica;
- Utilizar corretamente os aparelhos de medida;
- Enunciar e aplicar a Lei de Joule;
- Identificar as grandezas energia e potência eléctrica e respectivas unidades SI e práticas;
- Distinguir ligação em série e ligação em paralelo;
- Determinar tensões e correntes recorrentes recorrendo às Leis de Kirchof, aos teoremas de Norton, Thevenin e sobreposição.
U.F.C.D. 6008- Análise de circuitos em corrente contínua
Duração: 25 horas
Inicio: 14-7-2016
Fim: 22-7-2016
Formadora: Paula Domingues
Objetivos:
- Enunciar e aplicar a lei de Joule, identificar as grandezas, energia e potência elétrica e respetivas unidades, S.I. (Sistema Internacional de medida).
- Distinguir ligação em serie e em paralelo, determinar tensões e correntes, recorrendo as leis de Kirchof, aos teoremas de Norton, Thevenin e sobreposição.
- Identificar a constituição do condensador
Reflexão
Na formação relativa às UFCD anteriormente referidas, aprendi a caracterizar um transformador, a integrar transformadores em circuitos e a realizar vários cálculos para dimensionar transformadores.
Conheci a constituição básica de uma fonte de alimentação primária. Experimentei os vários tipos de retificação, aprendi a calcular filtragens em função das tensões de ripple.
Aprendi a dimensionar circuito de estabilização a díodo de zener. Resolvi vários exercícios de cálculo e efetuei várias montagens práticas de circuitos estabilizados a zener.
Aprendi a distinguir fontes de alimentação não estabilizadas e fontes de alimentação estabilizadas. Vi pela primeira vez os reguladores de tensão integrados e realizei várias montagens práticas com a aplicação dos mesmos. Aprendi a interpretar o funcionamento de circuitos relativos a fontes de alimentação.
Ao longo desta formação senti alguma dificuldade em realizar uma fonte de alimentação estabilizada a zener visto que é necessário efetuar uma grande quantidade de cálculos e que é difícil identificar o componente, por ser de tamanho muito reduzido, de tal forma que mesmo com uma lupa é quase impossível ver as letras que o identificam.
Gostei bastante de todas as aulas, mas sobretudo das práticas porque me possibilitaram efetuar diversas montagens que me ajudaram bastante a compreender melhor o funcionamento de vários tipos de várias fontes de alimentação, tal como medir as várias fases com o multímetro e o osciloscópio.
Identificar algumas avarias que iam surgindo foi de facto o maior desafio, mas foi também a parte mais divertida e que considero mais útil.
Considero esta formação muito útil e proveitosa uma vez que quase todos os equipamentos eletrónicos são alimentados por transformadores e retificadores.
Como evidência dos conhecimentos adquiridos escolhi algumas imagens dos trabalhos que realizámos em laboratório e o teste.